domingo, 27 de abril de 2008

«OS FANTASMAS DE GOYA»

«Francisca Sabasa y Garcia», 1804-1808
Washingon, National Gallery
Tem cerca de 20 anos e tira proveito da emancipação feminina
que surge cautelosamente na época de Goya. A sua face já não
se esconde sob o véu e ela olha o espectador com segurança.
...
Terá sido esta Francisca que ajudou Milos Forman a compor o personagem Inês de «OS FANTASMAS DE GOYA». Tal como todas as mulheres de Goya, Inês também não sorri. A expressão é quase sempre séria e orgulhos, apesar do indiscritível sofrimento a que é sujeita. Em perda até final. No entanto, sempre com uma reserva de altivez na pose.
Os tempos que se avizinham serão conturbados: decadência da monarquia, austera e inclemente vigilância, até ao terror, da Inquisição.
Lorenzo, inquisidor -- Não esquecer que o austero e imponente Escorial é oficialmente designado por Real Palácio de San Lorenzo y Escorial -- não resistiu à volúpia de se deixar retratar por Goya, tal como Inês -- filha do poderoso comerciante -- e quando viu esse trabalho não descansou enquanto não a conheceu pessoalmente, para a acusar de heresia, condenando-a irremediavelmente à prisão.
Inconsolável, o pai de Inês alicia o inquisidor para jantar em sua casa e submete-o aos métodos de tortura do Santo Ofício. Lorenzo assina uma declaração vergonhosa e incompatível com a Inquisição, fugindo a seguir. O Retrato de Lorenzo é queimado em público, mas Inês não é libertada.
Ao deflagrar com a violência que é conhecida, a Revolução Francesa constituiu um péssimo augúrio. Em 1808 Napoleão invade Espanha. O Trono espanhol é entregue ao irmão José Bonaparte.




«O TRÊS DE MAIO DE 1808»
Madrid, Museu do Prado
Em 02 de Maio de 1808 ocorreu um incidente em Madrid. Um soldado francês
foi puxado do seu cavala e quase linchado. O general Murat anunciou que «Foi
derramado sangue francês. E necessária vingança!». Os mamelucos da Guarda
Imperial atacaram incontroladamente e os espanhóis defenderam-se com facas.
A 03 de Maio, cerca de 400 espanhóis, presos no dia anterior, foram executados
pelos pelotões de fuzilamento franceses. O massacre originou ma revolta a nível
nacional.
...

Surpreendentemente, Lorenzo aparece como figura destacada, no lado francês. Contacta Goya. Ambos, pelos meios ao alcance, tentam encontrar Inês que se obstina a encontrar a filha. Lorenzo já havia constituído família. Não reconhece essa paternidade e tudo faz para que a busca seja mal sucedida. Simbolicamente, a regeneração através do amparo que qualquer mulher ou criança poderiam esperar dos franceses, dos ideais da Revolução Francesa, não acontecerá. À semelhança do Santo Ofício, o terror espalhado é indescritível.




«O SONO DA RAZÃO PRODUZ MONSTROS» (Capricho 43)
1797-1798
Esta água-forte do artista adormecido, ameaçado por rostos
irreais, pretendia ser a primeira obra do ciclo Caprichos.
Pode ler-se o título na pedra.
...
Na minha perspectiva, o filme dever-se-ia ter chamado «O SONO DA RAZÃO» pela premonição dos «Caprichos» Estes fantasmas que assolam o artista estão perfeitamente adequados tanto ao terror da Inquisição quanto ao congénere espalhado pela Revolução Francesa e as Invasões Napoleónicas.




«GOYA E O SEU MÉDICO ARRIETA» 1820
Mineápoles Institute of Art
...
Se alguém tivesse guardado uma madeixa de cabelo de Goya talvez se soubesse muito mais sobre a doença que se manifestou pela primeira vez em 1792 -- Temporariamente paralítico, parcialmente cego e totalmente surdo -- e que o abalou gravemente com uma recidiva em 1819. Felizmente, houve a possibilidade de reproduzir essa agonia com o mérito indiscutível de toda a sua obra.





«O GUARDA-SOL» 1776-178
Madrid, Museu do Prado
Maria Luísa, esposa de Carlos, desejava cenas alegres para as tapeçarias da
sua sala de jantar.
Goya criou, então, esta imagem de uma jovem elegante senhora abrigada sob
um guarda-sol verde, com um cãozinho no colo.


Fontes: Wikipedia: entrada «GOYA»; Google Image: entrada «GOYA» onde obtive as reproduções dos quadros; Sites dedicados: Cinema «DVDpt» e «GOYA» de Rose-Mary & Rainer Hagen Ed. Taschen (De onde retirei as legendas das reproduçõesdos quadros.



17 comentários:

A Respigadeira disse...

Como deves ter caculado, adorei este post.

Goya é uma das figuras mais enigmaticas da historia da arte.

Beijinhos.

Teresa Durães disse...

Não vi o filme e pouco sei da vida de Goya. Andei a pesquisar e vi outro blog que comenta o filme

http://oritmodissoluto.blogspot.com/2008/01/sa-de-sombras-de-goya-triste.html

Thiago disse...

Foi com grande interesse que li este teu documento histórico. Que bom foi viajar pela história através das tuas palavras e imagens.

Convido-te a conhecer a história de A. :-)

mfc disse...

Bestial repositório da arte de Goya.

Maria Clarinda disse...

Adorei, adorei! Goya...mostrado de uma maneira sublime.
Jinhos!

Lyra disse...

Tropecei no teu blog e ADOREI!

Voltarei com toda a certeza.

Até breve.

;O)

Alberto Oliveira disse...

Goya é imperdível, pois os seus trabalhos são os "retratos-crónica" de uma conturbada época da história dos nossos vizinhos.

Óptimo post sobre um filme interessante.

Abraço.

Rui disse...

Estranha a sensação de apreciar a agonia alheia. Como de um aperto cada vez maior, consegue sair uma beleza que cresce.

isabel mendes ferreira disse...

amo de amar.


um post que dá gosto ler ver guardar saborear.

.porque saber ler/ver é Arte. Pura.


que nos redime.


(obrigada.
pela leitura lá....afinal temos olhos de sentir....quando entramos em lugares onde perdemos a alma).


beijo.

Anónimo disse...

não conheço o filme, mas adoro o artista. sem dúvida uma obra de cortar a respiração. beijinho grande, duarte.

Vanda disse...

Pouco conheço de Goya e também não vi o filme. Mas graças a este teu post, mais uma janela se abriu.

Obrigada.

Pedro disse...

Adorei o poste...
Super interessante... Deste-me a conhecer imensa coisa... Não conhecia algumas pinturas de Goya e o facto de estar ligado a Histrória fascina-me... Ainda por cima sendo uma personagem enigmática.

Já agora, "Os Fantasmas de Goya" está espectacular, aconselho o filme.

Um grande abraço

pin gente disse...

não vi o filme mas gostei muito de ler.
gosto muito de goya, embora não conheça nada da sua vida pessoal.
abraço
luísa

Nilson Barcelli disse...

Parabéns por este post, fizeste um excelente enquadramento histórico das pinturas.

Abraço.

Carla disse...

um bela liçãod e arte e história
beijos

Thiago disse...

os meus eus esperam por ti...

segurademim disse...

GOYA e o Prado

nunca o encontrei enquanto ser humano
só o artista só as obras só a espanha só o ambiente só a luz só a cor

tenho que ver o filme