segunda-feira, 14 de abril de 2008

«Uma "certa" ideia de fama...»


O que realmente nos faz mal:
Imoralidade
Ilegalidade
Vícios

A.
SMS To RITA: mana preciso falar responde tá (09.04.2008 15:10)
SMS To BRUNO: o k e k se passa? (09.04.2008 15:15)
SMS To RITA: a k horas chegas a casa? (09.04.2008 15:18)
SMS To BRUNO: fogo B as 4 (09.04.2008 15:25)
SMS To RITA: 'tou la a essa hora (09.04.2008 15:28)
B1.
(Thu, 09 Apr.2008 14:00)
Subject: devolvi te a porcaria do telemovel nao foi o k e k tu queres + se hoje ate as 10 da noite nao me responderes mando copia do filme a sandra se a partir de amanha nao pagares 100 aerios ponho aquela merda no youtube
B2.
A duração do filme é muito curta. 15 segundos, se tanto. Um grupo de quatro jovens está sentado à volta de uma mesa: a Sandra ao lado do Bruno, a Carla de costas, o Daniel à direita do plano de filmagem. Estão animados. Em cima da mesa há apenas sumos, livros e uma mochila. Presumindo ser do operador de filmagem, uma mão retira a mochila da frente da Sandra e desafia Bruno a pegar nela ao colo. O Bruno nem hesita. Pega na Sandra ao colo. A mini-saia sobe e no plano de aproximação rápida, o motivo da chantagem: a Sandra não vestia lengerie.
C.
A Rita ficou estupefacta com o relato do irmão. Não havia dúvida. O mail era inequívoco. No attachment lá estava o filme. «Já foste ao YouTubeJá tinha ido. «Há mais de uma hora que ando a percorrer as Tags. Nada!» O Bruno desesperava. «Falaste com o Daniel e com a Carla?» Todos tinham ido às aulas esta manhã. «Ninguém se manifestou.»
Se não tivesse sido premeditação do Bernardo; se eram apenas as pernas e as cuequinhas da colega o que queria ver e filmar, o que fosse, só ele também reparou que afinal ela não as trouxera.
D.
«Só me apetece bater-te, Bruno!» Foi a primeira reacção da mãe. «Andas com a cabeça aonde. Vens para casa sem o telemóvel e achas que esse parvo ou lá o que é não ia espiolhar as porcarias que lá guardas. Tirar partido?» Revoltado «Quando ele me pediu o telemóvel era apenas para enviar uma mensagem, nunca para um filme destes, mãe!» Fora de si «És um pateta!!!»
E.
Na manhã seguinte os miúdos foram para a escola. No último intervalo antes da 1 da tarde o Bruno deu uma nota marcada de cinco euros ao Bernardo e pediu-lhe «Não tires cópias nem divulgues o filme. Se souberem disto, os meus pais matam-me!» Um pouco mais tarde, para surpresa do Bernardo, a mãe apareceu a convidá-lo para almoçarem. Ao mesmo tempo os pais do Bruno, da Sandra, da Carla e do Bernardo encontravam-se. Havia que eliminar o filme, no PC ou em backup. Todos concordavam. Não se trataria de resolver o velho dilema do mensageiro e da mensagem, senão de uma criancice. Cuidavam precaver os filhos da mais recente, nefasta e efémera fama, a do "YouTube".

12 comentários:

Carla disse...

bem idealizada a história...realidades dos nossos dias!

pin gente disse...

será só de fama?
conspiração em pequena escala...

Teresa Durães disse...

a chantagem dos dias recentes. excelente história

A Respigadeira disse...

O que realmente nos faz mal:
Imoralidade
Ilegalidade
Vícios


Mas, às vezes, fazem bem ao nosso ego ;-)


Beijinhos.

mfc disse...

E não terá já acontecido!?

hora tardia disse...

cenas dos presentes dias...:)

com a ironia fina dentro e fora das metáforas...



gosto. desta escrita....cinéfila.



(.e os seus comentários sempre foram "cirúrgicos" e atentos....o que agradeço).


abraço.

sonjita disse...

Bem... o grande dilema do hoje... o Youtube!!!

Anónimo disse...

confesso que não esperava encontrar aqui aquilo a que se chama a escrita inteligente dos telemóveis, mas a estória está bem contada, duarte. um beijo e boa noite.

Rui disse...

Precaverem-se uns dos outros.

Alberto Oliveira disse...

... cedes-me esse argumento e prometo realizar uma curta-metragem. Levamo-la ao Festival de Berlim, eles dão-nos um Urso de Ouro e nós retribuimos com as cuecas da atriz. Assim como assim, ela não as usa...


abraço.

calminha disse...

nefasta e efemera fama mesmo, e desrespeito pelos outros ttantas vezes , que mentalidades criamos?
podemos ser tao perigosos se nao somos honestos.
bjinho

segurademim disse...

... os filhos sabem muito mais que os pais
só que, por vezes, operacionalizam mal os conhecimentos