quarta-feira, 23 de abril de 2008

«O Anel de GYGES»



Um pastor chamado Gyges,
encontra por acaso uma caverna
onde jaz um cadáver que usa um anel.
Quando Gyges enfia o anel no próprio dedo,
descobre que ele o torna invisível.
Sem ninguém para monitorar o comportamento,
Gyges passa a praticar más acções
-- seduz a rainha, mata o rei, etc.
Questão moral:
Algum homem seria capaz de resistir à tentação do mal
se soubesse que os seus actos não seriam testemunhados?
(O Anel de Gyges, em «A República» de Platão)
...
«(...)
Se eu tivesse permanecido livre, desconhecido e isolado, segundo os desígnios da natureza, nada mais teria feito senão o bem, porque o meu coração não contém as sementes da paixão danosa. Se tivesse sido invisível e poderoso como Deus, teria sido bom e benéfico como Ele. É a força e a liberdade que tornam os homens bons; a fraqueza e a escravidão nunca produziram nada senão malfeitores. Se eu tivesse possuído o anel de Gyges, ele ter-me-ia concedido a independência face aos outros homens e tornado os outros homens dependentes de mim. Muitas vezes me perguntei, quando construo castelos no ar, como teria usado esse anel, porque, nessas circunstâncias, o poder deve ser seguido de perto pela tentação de abusar dele. Capaz de satisfazer os meus desejos, de fazer tudo sem ser enganado por ninguém, o que poderia eu ter desejado de uma forma consistente? Somente uma coisa: ver todos os corações satisfeitos; a visão da felicidade geral é a única coisa que me poderia ter concedido uma satisfação duradoura, e o desejo ardente de contribuir para ela seria a minha mais constante paixão.»
(Pg. 234)
...
Fonte:
«A Filosofia Segundo Woody Allen»
Conard, Mark T. e Skoble, Aeon J.
Ed. estrelapolar

9 comentários:

jorge vicente disse...

que belos pensamentos estes!

um grande abraço
jorge vicente

Carla disse...

o dom da invisibilidade...tornará invisíveis os valores que me regem? quero acreditar que não...
bom fim de semana
beijos

mfc disse...

.... fizeste-me pensar!

lélé disse...

Eu também acredito que, ao nascermos, não trazemos maldade, aliás, nem a bondade.
Concordo com o Woody Allen, quando diz que a fraqueza e a escravidão apenas produzem malfeitores. E, depois de nascermos, entramos num mundo onde impera a fraqueza e a escravidão.
Só saberia o que faria com esse anel de Gyges se o encontrasse, mas acredito que faria algumas tropelias!...

isabel mendes ferreira disse...

e será o desejo mais consistente que a lógica?????

(...)

tenho as obras citadas. mas ainda não tenho as respostas.

no dia em que souber serei pó.


no entretanto deixo um abraço.


sentido.

Teresa Durães disse...

o poder corroi.

Alberto Oliveira disse...

... Woody é um caso sério nas vertentes que toca(?!)

Abraço.

pin gente disse...

pois eu vou pelo woody allen tanto quanto acredito na teoria do bom selvagem.

abraçemos o bem (mesmo que o do outros)
abraço
luísa

segurademim disse...

... eu sou muito boa

será por os anéis serem invisíveis?! não?