quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

«Vogando...»



O que haverá de comum entre a Branca de Neve e eu é a paixão dos nossos amantes.

A Branca de Neve soltou da garganta o pedaço de maçã envenenado; eu, ao ser beijada pelo meu príncipe também fui resgatada ao sono profundo, eterno.

Ainda bem!

Éramos jovens, belas e essas qualidades são um sinal de perfeição.
Quem lhes resiste?
Enlouquecidos, os homens apaixonam-se por nós!

Os irmãos Grimm tiveram a gentileza e a mestria de nos relatar de tal forma que os seus leitores nunca chegassem a abandonar o fascínio da juventude, da perfeição dos corpos, afinal de contas, de uma certa ideia de felicidade.

Foi bom para nós, para todos!

Da dentada na maçã, de Adão, herdámos a sabedoria e o conhecimento. Para quê a fixação num paraíso se apenas nos faltava a doçura de uma vida privada!

Bela Adormecida

(Sem falsa modéstia,
o desenho dos sapatos de ballet naquela minha pose
permitiu-me vogar, exultando, com indescritível beleza...
Quase me senti uma Silfide!)

18 comentários:

Lady disse...

A foto está magnifica... e é apenas um tesmunho de um trabalho magnifico!
Quanto à Bela Adormecida... conheço a história (quem não conhece...), mas sinceramente e presentemente, já não acho tanta graça... enfim

Mas o texto está original...

Um beijinho grande

Alberto Oliveira disse...

José:

Imaginar uma página do diário da Bela Adormecida, é obra. E com confissões que farão decerto as delícias das "revistas do coração" ou o franzir de sobrolho da chefia do nosso clero como é o caso de "Para quê a fixação num paraiso se apenas nos faltava a doçura de uma vida privada?"

Abraço.

lélé disse...

A Bela Adormecida e a Branca de Neve bem podem falar de cadeirinha! Despertaram, mas nunca envelheceram!... Os irmãos Grimm fizeram um lindo serviço, não haja dúvida! Puseram meio mundo à espera do príncipe encantado sabendo de antemão que as coisas não são bem assim!... Deviam ser homenageados como padroeiros dos psicólogos!...

Graça Pires disse...

A ideia de intertextualizar as histórias uma com as outras e com a vida é muito interessante. Gostei muito da imagem.
Beijos.

Teresa Durães disse...

Mas a Branca de neve teve uma vida desgraçada antes de fugir às mãos da bruxa malvada:

- Espelho, espelho meu...

E não será erotico demais viver com 7 homens na mesma casa?

Pedro disse...

Que magnífico! Este ar de análise de contos de fadas pela própria personagem é um primor ;) Simplesmente adorei.

mdsol disse...

Sempre bom... palavras e imagem!
:))

mfc disse...

Somos mesmo muito complicados.
Somos incapazes de ver o bom que está ao alcance da vista, ao alcance da mão!

Isabel disse...

e eu "amo" as suas leituras.....que completam estes dias chuventos..


e o que escreve as mais das vezes é um puro ballet de imagética que nos deixa livres para resgatar de novo o sonho!


(eu é que sou muito grata....pela atenção que me dedica).


beijo.


imf.

maria disse...

Ai ai paraíso perdido para que te quero...
Delicioso este teu post
Beijo

Justine disse...

Excelente trabalho criativo! E com este texto acabo definitivamente com as minhas veleidades de alguma vez encontrar a felicidade: já passei a idade:))

vieira calado disse...

Interessante... imaginativo.

Bom resto de fim de semana

Anónimo disse...

eu tenho o sonho de ser uma bela adormecida por um dia, só para poder dizer que um dia fui bela e que um princípe me beijou quando eu dormia... mas claro que isso nunca vai acontecer :(
adorei a foto!
beijinhos,
alice

Arábica disse...

Jose Duarte,


Uma belissima escrita que nos leva à sábia certeza de que a percepção sem concepção é cega.


E ainda assim e ainda hoje e apesar de tudo, fazer parte do imaginário colectivo :)


Um beijo

Licínia Quitério disse...

Não sei que diga. Não sou a Bela nem a Branca, mas quase me senti uma Sílfide. Pela elegância do desenho, pela subtileza do texto. A tua qualidade é a tua qualidade.

Um abraço.

Rui disse...

Já me apaixonei por uma Bela, mas não deu certo: gostava mais de dormir que de mim.

Carla disse...

trabalho fabuloso na foto...magnífica comparação no texto...embora reconheça que actualmente estes contos infantis levam-me mais a questioná-los do que a admirá-los
beijos

pin gente disse...

a.d.o.r.e.i
e
d.a.n.c.e.i
e
r.e.c.o.r.d.e.i
e
f.o.i b.o.m