terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

«CARTAS DA TERRA»


«O Criador sentou-se no trono a pensar. Atrás dele o ilimitável continente celeste, mergulhado numa glória de luz e cor; diante dele erguia-se, como um muro, a noite negra do Espaço. O Seu descomunal vulto torreava escarpado, como uma montanha, contra o zénite, e a Sua cabeça divina resplandecia ao longe como um sol distante. A Seus pés, estavam três colossais figuras, diminuídas quase até à extinção, por contraste -- arcanjos --, as cabeças ao nível do osso do Seu tornozelo.
Quando Cristo acabou de pensar, disse:
-- Pensei. Vede!

Levantou a Sua mão, e dela brotou um jacto de fogo, um milhão de estupendos sóis, que fenderam a treva e alaram para longe, para muito longe, diminuindo em magnitude e intensidade à medida que atravessavam as longínquas fronteiras do Espaço, até que, por fim, não eram mais do que cabeças de prego adamantinas a cintilarem debaixo do imenso telhado abobadado do universo
(...)» (Pg.7)

(...)


CARTA DE SATANÁS: «Este é um lugar estranho, um lugar extraordinário e interessante. Não há nada que se assemelhe por aí. As pessoas são todas loucas, os outros animais são todos loucos, a terra é louca. O homem é uma curiosidade maravilhosa. Quando está no seu melhor, e uma espécie de anjo niquelado de baixa categoria; no seu pior, é inqualificável, inimaginável; e, tudo considerado e a toda a hora, é um sarcasmo. Apesar disso, intitula-se, de modo lisonjeiro e com toda a sinceridade, a «mais nobre obra de Deus». É verdade, isto que vos conto. E esta ideia não é novidade nele: ele tem-na discutido ao longo dos tempos e acreditado nela. Acreditado nela, e não encontrou ninguém em toda a sua raça que se risse disso. (...) »(Pg.13)

Fonte:

«CARTAS DA TERRA»
Mark Twain
Ed. Bertrand

11 comentários:

Justine disse...

Parecem-me excelentes, e eficazes, os efeitos especiais que são descritos na pag.7...

Quanto à "Carta de Satanás" é sem dúvida um eloquente,lúcido e actualíssimo exercício de observação:))
Que Satanás nos acuda!

Nilson Barcelli disse...

Dois bons excertos. Gostei de os ler.
Abraço.

mdsol disse...

Sempre cuidado. Sempe muito bom!
:)))

OUTONO disse...

Diria mesmo...CARTAS DESTA TERRA.

Boa edição.

Abraço.

Pedro disse...

Parece mesmo excelente! Extremamente interessante ler sobre personagens como Deus, Cristo e o Diabo a reflectirem, não é? Parecem cativados, e acabam por nos cativar nas suas observações... Apontei o nome do livro, decididamente já tenho saudades de ler o autor das aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn!

lélé disse...

Isso é verdadeiro sentido de humor!... Que estes humanos são loucos (como diria o Obélix), a gente já sabia, mas acho que raramente se imaginou um diabo tão santinho, que até fica escandalizado com a cena!...

isabel mendes ferreira disse...

"«Sinto-me tão desamparado perante a grande literatura como perante uma cantata de Bach. É por isso que ela me seduz, me destrói e me consola»
Eduardo Lourenço
Correntes D'Escritas
Edição 2009 Povoa de Varzim "


cito.O JPD.....com todo o prazr deste mundo...:)


O Eduardo Lourenço é o meu ensaísta.poeta Mayor!

(que bom que goste dele)

_________________

vim grata, no meio de tantos dias em que fruir e saber entender já é tão raro, agradecer a sua atenção.



abraço.

Anónimo disse...

terei sem dúvida de subscrever a Isa, porque também lhe mereci a mesma citação que tanto me comoveu :) e adorei ler estes excertos das cartas de mark twain que não conhecia. sempre que leio algo assim, apercebo-me da minha fragilidade na escrita e do árduo caminho que tenho a percorrer. um grande beijinho, duarte. e muito obrigada por tudo. de coração.

Rui disse...

Começa tudo nesse pecado capital: pensar.
Pensar para quê? Para quem?

mfc disse...

Teremos acreditado ?!

Arábica disse...

José Duarte,

mas há quem ria...!

...quem duvide, que é uma forma de acreditar.

Beijos e um bom fim de semana!