domingo, 24 de agosto de 2008

BÚZIOS


O Pedro aproximou-se, muito excitado «Clarinha, és capaz de guardar um segredo? Promete que sim! -- Claro que sou! Do que se trata?» O Pedro fez uma pausa. «Entrei, por acaso, no quarto do avô. Sabias que ele tinha uma colecção de búzios? -- Sabia! -- Não disseste nada, porquê? -- Não calhou! -- Encostaste algum ao ouvido? -- Não! Limitei-me a ver e saí. E tu? -- Nem imaginas como se ouve o mar! Queres ir lá experimentar? -- Agora? -- Sim! -- E se o avô nos surpreender? -- Está a dormir na sala. Nem sonhará que lá fomos. Bóra lá, Clarinha!»


Sobre a cómoda encontrava-se mais de uma dúzia de búzios. De todos os tamanhos. Únicos. Uma colecção lindíssima. «De certeza que o avô não tem apenas estes, Pedro. -- Mas é claro! -- Onde estarão? -- Estes são os preferidos dele. -- Se soubéssemos onde guarda os outros, faríamos a nossa escolha, a nossa colecção. Não me digas que não gostavas de ter uma. -- Claro que sim! -- Qual foi o que encostaste ao ouvido, Pedro?» O Pedro agarrou num búzio de tamanho médio «Este!» Uma brisa quase imperceptível fazia sentir-se. Nem chegava a ser um assobio. Ténue. Quase uma melodia. Um suave marulhar de ondas, indolentes, negligentes, a estenderem-se até à praia, sobrepunha-se. A Clarinha extasiava. «É numa praia assim que eu sempre imaginei estar. Única. A exigir de todos os meus sentidos o máximo. A felicidade pode ser isso!» O Pedro ficou espantado. Encostou o búzio ao ouvido e confirmou. A praia, o mar, a suavidade quase imperceptível da brisa. Estranha. Tamanha quietude. Quando se preparava para devolver o búzio à Clarinha, rasante, um ruidoso bando de gaivotas pareceu sobrevoá-lo. Sobressaltou-se. «Vem aí uma tempestade, Clarinha.» Nem chegou a fazer a entrega do búzio à Clarinha. Foi sugado. «O quê?» A Clarinha conseguiu evitar que o búzio caísse ao chão, mas já nem chegou a encostá-lo ao ouvido. Também ela foi sugada.


O Faísca sentiu de imediato o desaparecimento deles. Não parou de ladrar. Foi ao sofá onde o avô fazia a sesta e, insistente, ladrou mais. Levou uma bengalada. Restou-lhe voltar ao quarto dos búzios e lá permanecer, gemendo, à espera. Inconsolável.


Envolvidos em tamanho turbilhão, a Clarinha e o Pedro choravam e lamentavam a má sorte de escutar búzios. Mas como não há mal que sempre dure, já em alto mar, um cardume de golfinhos socorreu-os. Fazendo toda a sorte de acrobacias e brincadeiras garantiu-lhes segurança e apaziguou-os. Foram levados a um coral. A Clarinha quis saber onde poderia encontrar o Nemo. Daí, vogando mar fora, sem se aproximarem, o Pedro imaginou que um repuxo, desenhado lá longe, seria o do Moby Dick. Mas logo se desiludiu. Perscrutado o horizonte, não se avistava The Pequod, o barco do capitão Ahab.
«Estes mares não são de confiança, Pedro.» Disse a Clarinha. Nessa noite, foram levados a uma enseada. Aí permaneceram numa gruta, sob vigilância, à distância, dos golfinhos. «Achas que podemos passar por marinheiros, Clarinha? -- Não sei. Acho que não! Onde está o nosso barco? -- De certa maneira, somos náufragos, não é? -- E então? -- Há quem diga que estes mares estão infestados de sereias... -- E depois, Pedro, que mal nos farão? -- A ti, nenhum, Clarinha; a mim, não sei! Cantam lindamente. Ninguém lhes resiste. Arrastam-nos para o fundo do mar, para as suas cavernas. Satisfazem-se, a seu belo prazer. De lá, nenhum marinheiro voltou para contar... Sabias?»
Sem que dessem conta dele, o Calypso cruzou a enseada e seguiu. Já tinham adormecido.


Mal o avô saiu do quarto o Faísca entrou e foi farejar insistentemente cada um dos búzios.


De manhã, a Clarinha foi a primeira a acordar. Sacudiu o Pedro «Achas normal este vento frio, Pedro?» Estremunhado, o Pedro não reagiu logo. De facto, soprava um vento arisco. O céu estava carregado de nuvens. O sol encoberto. A vazante, tão acentuada, assustava. «Onde andarão os golfinhos?«
De repente houve um enorme tremor de terra. A maré recuou ainda mais. A Clarinha gritou «Vem aí um tsunami. Só pode ser, Pedro. Fugimos para onde?» Atarantado, às voltas, apesar de acentuadamente escarpada, quase inacessível, gritou «Para a falésia, Clarinha! Corre, Corre, CORRE!!!»
Foi no instante em que a onda gigante, galgando a praia e ameaçando destruir tudo, num aluvião apocalíptico, que o Faísca conseguiu identificar o búzio onde eles se encontravam e, numa lambedela rápida, inverter a sua posição.
A Clarinha e o Pedro jamais entenderão o rodopiar da falésia. Atordoados, enregelados, tremendo de pavor, foram surpreendidos por uma enorme língua de cão a acariciá-los, a restituir-lhes calor e segurança. Uma língua amiga, afagando-os e livrando-os do torpor, da aflição por que passaram. Era o Faísca. Libertava-os da exiguidade do búzio, da armadilha da fantasia.

____________________________
Ilustração: Gentileza Google


17 comentários:

Justine disse...

O teu conto é uma vertigem de fantasia! Um fascínio a viagem ao país dos sonhos, uma perturbação o regresso à realidade.Deliciei-me!
Estou em crer que o som do "suave marulhar de ondas" me adormeceria ainda melhor que o ronronar do meu gato:))

P.S.: e claro que não levo a mal, o teu comentário é subtil e elegante!

Vanda disse...

...e assim nos levaste nas ondas da tua fantasia!

Muito bem contado!

Nada como ter um "fiel" amigo :)


Beijinhos

João Videira Santos disse...

Voando nos laços da fantasia e nela despertando as palavras. Interessante

mdsol disse...

:)

isabel mendes ferreira disse...

sorte. a nossa.

de aqui nos deixarmos ir.levar por uma fantasia que de lúdica só tem a aparênciA....

_________________________



ABRAÇO.


a escutar a voz antiga.

Fernanda disse...

Sempre ouvi dizer,...que os sonhos são feitos de pedaçinhos de realidades escondidas,...:)))

Este seu conto,... está cheio de sonhos e realidades mesmo ali à mão.:))
Quantas vezes, eu também encostei os búzios ao meu ouvido...:))
Gostei de ler.

luis lourenço disse...

VIVA JPD!
o texto-presumo teu-é mágico num contoo infantil,pois prenche as cores do arco iris e tantas funções no imaginário das crianças...Está divinamente escrito...a ilustração ajuda à magia e encantamento que o conto liberta.

grande abraço

Graça Pires disse...

Fantástico. Adorei a história cheia de magia, eu que adoro búzios.
Um abraço.

Lyra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lyra disse...

Maravilhosa esta "viagem marítima" ao imaginário!

Tato, tanto que o som búzios já me fez sonhar e viajar...

Adorei! Para variar.

Beijinhos e até breve.

;O)

mfc disse...

A espiral do sonho... feito verdade!

Lady disse...

Magnifico! Adorei!

E sem dúvida original...

Jinhos

Maria Laura disse...

Maravilha! Seriamente, dava um excelente conto para crianças. Até já estou a ver as ilustrações... :)

vida de vidro disse...

Uma incursão no sonho, na fantasia, que nos deixa maravilhados! Tens um talento natural para este tipo de contos. **

OUTONO disse...

Recuei aos búzios da minha infância, ouvi o borbulhar da ondulação calma...e deixei-me arrastar pelo chamamento marítimo.

Só o Faísca, não me acordou...porque não faz parte da minha "istoria"...

Tenho dois búzios...apanhados e doados por um pescador... tinha pouco mais de cinco anos...

Depois de "tratados" (como ele me disse)...são ainda hoje tacto e audição obrigatórios, quando a saudade da "minha praia" aperta...

Obrigado pelo "cheirinho" a maresia.

pin gente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pin gente disse...

gostava de ter sido a clarinha!
senti-me a clarinha.
gostos de contos de encantar, jp
um dia num hei-de entrar...

beijo
luísa