segunda-feira, 23 de junho de 2008

Colagem



«A vista é a rainha dos sentidos: nem todos os corpos naturais podem ser tocados ou provados, nem todos emitem sons ou odores, mas todos são visíveis.» Fonte: «ABCedário dos Sentidos» Ed. Publico

«Olhar: a primeira incursão sobre a intimidade.»
(Ibidem)






«O olho é o espelho da alma» segundo o provérbio. Para Magritte, o olho humano hiperdimensionado, em vez de proporcionar uma visão do que está por dentro, na alma do homem, reflecte o que está por fora, um céu com nuvens. («O Espelho Falso» 1935)» Fonte: «MAGRITTE» Ed. Taschen







«O "Sexto Sentido" é o unificador das informações fornecidas pelos outros cinco (5 é o símbolo da harmonia e do equilíbrio, símbolo do homem que possui cinco extremidades: cabeça braços e pernas) («OS CINCO SENTIDOS» HANS MAKART Fonte: «ABCedário dos Sentidos» Ed. Público.







«Espelho: é entre os seis e os dezoito meses que a criança adquire o sentido da sua própria unidade corporal através da sua imagem no espelho. (Lacan)» Fonte: «Dicionário Larousse de Psicologia Ed. Círculo de Leitores)

«O Olhar do observador, quando olha para o espelho, não é devolvido. "O que conta precisamente é esse momento de pânico e não a explicação" Magritte («Reprodução Proibida (Retrato de Edward James, 1937)» Fonte: «MAGRITTE» Ed. Taschen

19 comentários:

Maria Laura disse...

Viagem literária pelo olhar. O que tanto revela a alma como se faz baço, mostrando apenas o reflexo do óbvio.

Teresa Durães disse...

6 é a polaridade entre os dois opostos. daí o sexto sentido contrapor à razão

Justine disse...

Vários olhares sobre o olhar. Todos muito belos. E o gosto por Magritte, que eu partilho sem reservas.

pin gente disse...

foi quando os meus olhos cruzaram os teus que conheci a palavra amor
as pernas tremeram-me e o coração saiu-me literalmente pela boca
e esta foi apenas a primeira vez que ti vi
a partir daí, nunca mais os meus olhos quiseram olhar por dentro de outro olhar.



beijo
luísa

Irene Ermida disse...

olhar(es)vistos por diferentes olhos ou vice-versa.
Aprecio Magritte em especial.

luis lourenço disse...

A imagem no espelho desperta a criança nessa faixa etária para a consciência do seu corpo...Mas ao longo do percurso desdobr em multifunionalidades esta tão importante relação do olhar com as imagens qu o espelho devolve.
As imagens colocadas e bem enquadradas são fantásticas...Esta temática do olhar/espelho/imagens é fascinante em qualquer arte, especialmente para a pintura mas também para a poesia.
Gosto imenso do teu post pela mistura tão feliz que faz das imagens com os textos.

Um abraço

lélé disse...

R Magritte é um espectáculo! Efectivamente nunca nos vemos a nós próprios... Talvez seja também por isso que é muito importante conhecermo-nos... Para existirmos...

mariam [Maria Martins] disse...

através doutro cantinho, voei até esta "gaiola"... nem de propósito, este tema, "os sentidos" diz-me tanto...e aprecio «Magritte»...

gostei (muito) do ainda pouco que vi e li por aqui...

boa semana
um sorriso :)

Anónimo disse...

obrigada, duarte por esta bela incusão sobre o olhar e tão bem ilustrado :) um grande beijinho.

Nilson Barcelli disse...

Excelente colagem.
Mesmo para isso é preciso ter "olhinhos"...

Abraço.

mdsol disse...

Gostei do post. Se calhar por também gostar muito de Magritte! Mas o mérito de "arrumar" as ideias e de as trazer aqui...é seu!
:))

OUTONO disse...

Tão perfeito...

Brilhante.

Fernanda disse...

Olá

Muitas vezes é olhando no espelho...que vemos o que não queremos... e ouvimos o que os nossos olhos falam...lol

Fernanda disse...

Esqueci-me de dizer que gostei bastante destes olhares,... sentidos.

E, portanto está dito...lol

isabel mendes ferreira disse...

post com "dança" no olhar. inteiro. e adentro.



.

e assim se diz do que não sendo é.


o outro lado do espelho.


que colamos ao imaginário. nunca redutor.



_________________beijo.

Carla disse...

adorei esta tua viagem ao mundo dos sentidos e principalmente o destaque dado ao olhar...olhei e gostei...
...muito
beijos

Alberto Oliveira disse...

Magritte tinha razão, digo eu, que desde tenra idade faço esse exercício (o de olhar para o espelho) e o vidro nunca me devolve a imagem que eu pretendo ver. Nem com as fantásticas palavras "Espelho meu, espelho meu, diz-me que não há ninguém mais bonito do que eu." consegui resultados animadores. Mas curiosamente, tenho um amigo pintor retratista, que opera milagres... e a quem pago generosamente.

Um abração e até um dia destes.

antónio paiva disse...

...

magnífica colagem!

Marta disse...

os olhos dao a primeira impresao de tudo...sao eles que nos enganam com coisas irreais...

http://www.marprofundo.net

beijinho