sexta-feira, 6 de junho de 2008

«A»



Quando o «A» abandonou a palavra «_CORDO» aconteceram várias coisas:


Exultando, «A» integrou-se na palavra «ORTOGR_FiCO».
De tão satisfeito, rútilo ficou o «i».


A tentativa de aliciamento para que voltasse atrás fracassou. A partir dai desencadeou-se um processo imparável: a palavra evoluiu para «COR_DO», cindindo-se, a seguir, em «COR» e «DO».
Com novas associações recuperaria sentido?


Achando que perdiam prerrogativas, os «C», «R» e «D» cansados da sonolência dos «_O_ _O» abandonaram o «_CORDO», por razões óbvias.

O «C» declarou «Estou farto. Voltarei para o alfabeto!» «Para onde?» perguntou «R» acrescentando «Para as vogais, nem pensar. Não te aceitam. Para as consoantes, acho mal. Nunca se deve voltar para onde já se foi feliz!» Sobranceiro o «D» informou «Eu vou para a «Etimologia». Soube que a «Sintaxe» está a abarrotar e a aconselhar, quem puder esperar, a ir para a «Moratória». O «R» decidido «Eu vou para o «Scrabble». Mesmo que me obriguem a funcionar como «letra branca», não me importo. É a de maior versatilidade. O ambiente é fantástico. Aliás, diariamente, tratamos de questões de etimologia e de sintaxe. E é lúdico! Excitante, não é?! Pueril, o «C» perguntou «O que acham se eu for às consoantes, 'gamar' o traço ao «T», atravessá-lo a meio da minha curva e, disfarçado de «E», instalar-me nas vogais?
Não obteve resposta.

15 comentários:

Lyra disse...

Peço desculpa pela minha ausência...mas às vezes a vida dá voltas inesperadas e o chão parece que nos foge... Torna-se necessário “recolhermo-nos” um pouco, fugir do mundo e fazer uma introspecção profunda. É isso que tenho feito e por isso não te tenho vindo visitar...

A verdade é que me sinto no meio das trevas, onde sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo...

Quando estiver mais...animada...voltarei aqui...

Beijinhos e desculpa

Justine disse...

Desconcertante,porque é texto de uma enorme ironia enquanto falas de coisas sérias. Mordaz, nas críticas que subtilmente são apresentadas. Gostei muito:))
E bom fim de semana

segurademim disse...

... o C atravessado pelo meio pelo traço do T, fez-me lembrar algo que quero esquecer

por não abundar

valha-nos as letrinhas e brincar não nos custa nada

mdsol disse...

interessante...
:))

luis lourenço disse...

Viva JDP! tens um fino humor e uma escrita deliciosa....E quanto a este acordo ortográfico os dados estão todos lançados...
De que valeria regular a criação e a invenção se elas só podem ser o que são se forem lvres e espontâneas?
E mudar as coisas naturais por simples convenções...o que iria melhorar?

Um abraço e bom Domingo.

Alberto Oliveira disse...

De fato nu ia seu "c"
o terno esqueceu em casa
mas o "a" cobriu ´ocê
tapou-o dum golpe d´asa.



Beleza de texto, seu Zé!

Abração.

isabel mendes ferreira disse...

pergunta de um I.

como se escreve assim?



beijo.
de t (ternura) :)

lélé disse...

As letras são como os filhos... Um dia saem de casa e já não sabemos por onde andam, nem com quem e nós próprios ficamos meio perdidos!...
Também há aqueles filhos tipo lapas, que não descolam da casa dos pais e nada fazem para merecer tal acolhimento...
De qualquer forma, as letras não fazem greve e todas elas continuam a sua função! Umas por ali, outras por aqui... aparecem as "filhas pródigas" e tudo se compõe...

Ah! O "C" disfarçado com o traço do "T" para se ir colocar perto do "E", isso é que não podemos permitir! Pode cair na tentação de roubar também o traço ao "E" e isso, sim, pode originar uma grande corrupção (eis um "P" que não perde o lugar!)...

Irene Ermida disse...

_F_N_L
N_O
H_
_C_R_D_ !
Um texto sui generis e muito criativo.
:))

pin gente disse...

é um dilema... dar a mão à palmatória.

gostei imenso deste texto... acordei

Anónimo disse...

:) obrigada pelo seu comentário tão gentil, duarte. gostei de ler o que hoje escrevu, uma chamada de atenção sobre o acordo ortográfico que não agrada nem convence... um grande beijinho. e bom feriado!

Vanda disse...

:)

...que sátira tão criativamente construída!


E antes que os ós me fujam deixo-te um beijo :)

Rui disse...

Fui espreitar. Vi uma rotunda cheia de hifens - alguns ardiam, libertando colunas escuras, que se elevavam bem alto - a bloquear a passagem às letras. Será por falta delas que não há palavras, ideias de jeito, que façam justiça a tão belo texto.

OUTONO disse...

É curioso...

Se calhar fruto de magia...deixei-te um comentário, sobre este atrevimento encantador que corajosamente editaste.

Desapareceu!

Tenho pena, era exemplar único.

Mas não faz mal...repito o que a minha memória retem...assino por baixo, esta forma cultural de dizer não...à brincadeira de palavras...que muitos tendem em adoptar...e se o P caísse?
Creio que nada de grave...mas de facto... se o C se evaporasse...era capaz de vestir o meu melhor fato...para cerimonialmente rasgar uns quantos acordos...será do verbo acordar, ou do verbo acordar???

Olha...perdi-me!

Um abraço.

Pedro disse...

Adorei o texto, irónico, divertido, sério e bastante perspicaz, embora à primeira vista pareça que não!