terça-feira, 11 de março de 2008

«O LAVAGANTE»

«Então expliquei-lhe que o lavagante é principalmente um animal de tenebrosa memória, paciente e obstinado, e terrível nos seus desígnios. Contei-lhe como ele serve o safio que está nas tocas submersas levando-lhe comida a todas as horas, e como a sua existência anda presa a essa serpente estúpida de grandes sonos, vendo-a engordar, engordar, até saber que a tem bloqueada, incapaz de sair do buraco porque o corpo cresceu de mais, enovelou-se, e não cabe na abertura por onde podia libertar-se. Nesse momento, fica sabendo, o lavagante servil aparece à boca da toca do safio mas já não traz comida. Vem de garras afiadas devorar o grande prisioneiro que alimentou durante tanto tempo.» (Pag.16)

Seguem-se os amores de Cecília e Daniel, a Crise de 62, a prisão de Daniel e a sua libertação, a surpresa, o segredo do lavagante.

«...Sei o que joguei, meu amor» lê-se entre outras coisas, numa carta escrita há uma semana por Cecília. «Mas eu não podia suportar por mais tempo a ideia de estares fechado numa prisão, tu que tanto gostas de viver...» (Pag. 86)

Este inédito de JCP está ao nível dos excelentes «O DELFIM», «DINOSSAURO EXCELENTÍSSMO», «ALEXANDRA ALPHA» ou «DE PROFUNDIS, VALSA LENTA»

7 comentários:

hora tardia disse...

envergnhada confesso que ainda não li. era amiga dele do Zé C. Pires e sou amiga do Nelson....e ainda nem tive tempo para começar a ler...

malditos dias estes em que tudo vem e vai com a força do vento...
mas assim que o ler, venho aqui dizer o que acho..."tá prometido".


e grata por me dizer da nova casa....:)


saudades.

pin gente disse...

não li, mas pensei nos quantos lavagantes que por aí andam...


abraço
luísa

Alberto Oliveira disse...

... leitor dos títulos mais conhecidos do saudoso Cardoso Pires, esse ainda não me passou pelos olhos, porque -segundo creio, acabou de ser agora editado.

Essa história do lavagante e do safio da página dezasseis, abre-me o apetite para o livro e... para visitar a primeira marisqueira que encontrar no meu caminho.

abraço.

Nilson Barcelli disse...

Gosto de ler o José Cardoso Pires.
Mas este livro não li ainda.
Aguçaste-me o paetite...

Bom resto de semana.
Abraço.

sonjita disse...

Olá... obrigada pela visita.
Vejo que nutres um gosto pela leitura... eu também mas peco por ainda não ter lido nenhum livro dele (ai ai... que falha)... bem, mas ainda vou muito a tempo e por acaso já ouvi falar bastante bem deste livro que abordaste.
Bjoka

Isamar disse...

Amigo

Gosto muito de Cardoso Pires. Reparo agora que é um inédito.
Vou comprá-lo. Gostei da tua passagem pela minha casa.

Obrigada!

Beijinhossssss

Templo do Giraldo disse...

Passei por aqui para te saudar e desejar um bom fim de semana.

Quando quiseres passa la pelo templo.

Serás sempre bem recebido/a.

Saudações.