quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Saudades da neve?


Gentileza Google

No fim de semana passado não terá escapado a um único meio de comunicação social o relato da queda de neve, dos primeiros bloqueios de estrada, dos inevitáveis acidentes de viação dela decorrentes.

O branco imaculado da neve pode ser romântico, pode tornar-nos sonhadores, acalentar os sonhos de Natal das crianças. Se lhe for adicionado um Pai Natal , um grupo incansável de renas e o tilintar sincopado de chocalhos e sininhos, o sonho tornar-se-á irresistível.

Mas a neve é gelada, dura, molha que se farta e quando começa a derreter, chegando a transformar-se em gelo, é perigosa.

Também é lúdica e torna espectacular a prática desportiva de Inverno.

Numa tarde fria, jamais trocaria o calorzinho da minha salamandra por um combate de bolas de neve num campo inóspito e hostil da Torre na Serra da Estrela.
Aliás, a única neve que me derrete é a das fotografias das tampas das caixas de chocolate sem deixar de considerar the wisdom of Forrest Gump «A vida é como uma caixa de chocolate. Nunca se sabe o que se vai encontrar!»

Pousada no meu colo, na caixa resta, aconchegado entre palhinhas sedosas, um único bombom cujo aroma delicioso da baunilha misturado com o cacau atingiu a perfeição. Devo comê-lo já, esperar ou ... (Cinco segundos depois) «Hum!!!!!»

17 comentários:

OUTONO disse...

Boa edição.

Ainda me lembro...da frase da minha pequenota mais nova, quando viu neve pela primeira vez:

- Oh! pai... este açúcar pode pisar-se...

Maria Clarinda disse...

Ops, guarda o chocolate para mim...tá? Maravilhosamente belo o teu texto.
Jinhos

Teresa Durães disse...

Para não falar das quedas que se dão na neve. Hum... um chocolate... Também sou servida

Anónimo disse...

perfeito :DDDD

mdsol disse...

Claro que gostos não se discutem...mas a neve apela a boas brincadeiras!
:))

Fernanda disse...

Claro,...não dá para esperar..:))
Esse momento de perfeição é irresistível..:)

Um bom fim de semana

Pedro disse...

Que texto tão bonito e fresco!

Adoro a neve. E adoro o Inverno, e o Natal! Adoro a serra. Mas detesto o frio --'

O tempo surpreende-nos. Engraçado que, recentemente, apercebi-me muito disso. O tempo (que se encontra, talvez, acima da própria vida) consegue surpreender-nos e fazer-nos viver de maneira diferente... Nós podemos escolher o bombom, mas o futuro há-de ser sempre uma incógnita.

Já os filósofos dizem: apenas podemos actuar no presente; o presente é a única coisa sobre a qual poderemos ter controlo; as acções do passado não podem ser desfeitas nem as do futuro feitas antecipadamente. Portanto, porque não comer logo o chocolate? =D

Lyra disse...

Eu, pessoalmente, gosto quase tanto da neve como de um bom docito, mas juntos são do melhor!

Um execelente fim-de-semana para ti.

Beijinhos e até breve.

;o)

Lyra

mfc disse...

Eu.... comia-o jááááá!

pin gente disse...

a isto se chama partilhar... palavras com sabor a chocolate!

beijo

lélé disse...

A neve e o chocolate. Assim nasceram os M&M...
Pessoalmente, encaro a neve como o alcoól: se estou triste, mais triste fico; se estou alegre, continuo alegre...

Carla disse...

hummmmm tentação de chocolate...não a troco pela neve, apesar de toda a serenidade que aquele imenso branco provoca
beijos

luis lourenço disse...

JPD...
belíssimas fantasias as que a neve inspira...mas ela é bem real...
aí vem o Natal...

abraço

Micas disse...

Por aqui tem caído bastante e toda a gente adora quando neva, mas ao contrário daí, a neve não é dura parece mais farinha nem molha porque é seca, gelo só quando chove coisa que não acontece muito já que neva, as pessoas saem de casa e juntam-se nas tasquinhas de Glüwein ou glübier uma bebiba muito quente feita com especiarias, saborosa, aromática e que para além de aquecer o corpo, aquece a alma ;D) e sim, o inverno aqui é bonito, tanto no aconchego da casa como no frio "aconchegante" da rua.
Gostei deste espaço :)

Justine disse...

Partilho totalmente os teus gostos "climatéricos": uma boa lareira, quando não é possivel fugir ao inverno. Mas quando é, aí vou eu para o outro hemisfério ou "para o lado de baixo do equador", à procura do verão...:))

Quanto ao chocolate: que pena teres comido o último!

Arábica disse...

:))

Ah mas eu trocaria o calor de uma salamandra de cidade pelo calor de uma salamandra de campo, cimento rasgado a vidro sobre os brancos montes, suavemente a voz de Lisa Ekdahl a embalar o chocolate do momento :))

Bom feriado, Jose Duarte, beijinho.

vida de vidro disse...

Eu gosto de neve mas com conta e medida. Confesso que também prefiro o calorzinho e o chocolate. :)**