quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Felicidade


«(...) A brisa, o brilho do dia, há qualquer coisa que tem de repente o odor e a memória de não sei que paraísos. A música inventa-nos um passado que não conhecemos, disse alguém. Também os aromas, a Primavera, as nuvens nos levam de repente a um passado que não conhecemos. Basta inspirar profundamente para fazer emergir do fundo da terra ou do fundo da memória um tempo que está fora do tempo, uma felicidade impossível de recordar. Dela temos apenas a memória: nunca tivemos a experiência. O homem conhece a felicidade por relatos. Por obscuros relatos interiores. A felicidade não pode estar no futuro, porque vamos sempre buscá-la às recordações, trazemos a sua imagem na memória. A felicidade é algo que aconteceu uma vez. Recordamo-la tão intensa e longinquamente que pertence sem dúvida ao passado da espécie. Mas tudo isto se confunde de forma automática e trasladamos o que é apenas uma vaga recordação para um hipotético futuro. A dita felicidade é inexequível precisamente porque a estamos a recordar. Foi.» (Pag. 163)


In:

«MORTAL E ROSA»
Francisco Umbral
Ed. Campo das Letras


25 comentários:

lélé disse...

A felicidade tem dessas manhas! No momento em que somos felizes, se nos apercebemos disso... borramos a escrita toda!...

BIA disse...

..."A felicidade é algo que aconteceu uma vez. Recordamo-la tão intensa e longinquamente que pertence sem dúvida ao passado..."

Também me parece que sim, quando damos por ela...esvaiu-se...
Ou não!

Abraço terno

BIA

Vanda disse...

Bom dia, José!

A felicidade é tudo isso. A memória e a vivencia. Um momento.
E é um experiência sensorial tão intensa que quando acontece se torna eterna.

Bom fim de semana, beijos.

Alberto Oliveira disse...

... "nunca se deve voltar onde se foi feliz", li isso um dia já não me ocorre onde (risos).

Há um programa na TV onde o apresentador invariavelmente exclama " Fui tão feliz em... !" ou "Fui tão feliz com... ".

Eu costumo ir um pouco mais longe que o passado e de repente acho-me a debitar "Estou muito feliz!"... embora reconheça que o que acabei de proferir "já é" passado.

Assim sendo, vou modificar a estratégia e afirmar que "amanhã domingo vou ser feliz." Futurologia? Nem por isso: a Felicidade, minha excelsa esposa, está sempre ao pé de mim...


abraço.

mfc disse...

E é sempre irrepetível!

luis lourenço disse...

Viva JPD!

o texto é sedutor...mas polémico?
e presumo que o tenhas apresentado sobretudo por essas duas qualidades

concordo que a felicidade no pleno é um pico raro de vivenciar...mas sinto e por isso penso que ela não é do passado ou do futuro mas do instante em que presencialmente nos presenteia...mais do que uma analítica como o autor parece apresentá-la é uma erótica do instante[ nas incertezas e fragilidades do sujeito na sua existencialidade pessoal]...na medida do Mundo cada instante de fleicidade acarreta um não sei quantum de infelicidade... Muito bm o teu post lindamente sintonizado com a imagem...

abraços

Pedro disse...

Adorei as palavras, porque vi-me a mim próprio muitas das vezes. A felicidade aconteceu uma vez... Realmente, acho que nos apercebemos da felicidade quando a recordamos.

isabel mendes ferreira disse...

".......Basta inspirar profundamente para fazer emergir do fundo da terra ou do fundo da memória um tempo que está fora do tempo, uma felicidade impossível de recordar........."



_________beijo.

pin gente disse...

"A felicidade não pode estar no futuro, porque vamos sempre buscá-la às recordações, trazemos a sua imagem na memória."

acho que é a primeira vez que repito no comentário algo que esteja escrito no post... e reparo agora que a bia escreveu a mesma frase.
nem sei que dizer do que copiei do texto, mas sei que vou ficar a pensar (e muito) no que acabei de ler.
obrigada, gostei imenso
beijo
luísa

Teresa Durães disse...

os momentos de felicidade são realmente os que recordamos. mas penso que os aromas que a primavera trás são memórias existentes

Graça Pires disse...

Há imensos textos sobre a felicidade que ninguém sabe bem definir. Eu gosto da definição do filósofo Fernando Savater: a felicidade como anseio é um projecto de inconformismo.
Um beijo.

Rui disse...

Eu, inexequível me confesso.

Maria Clarinda disse...

Excelente e, adoraria estar na mesa de um café , falando disto contigo. Jhs

mdsol disse...

Marina, um autor que gosto refere-se mais ou menos nos mesmos termos à felicidade. Acho que ao lermos estas "coisas" fica mais claro que é importante estarmos atentos ao momento! Carp Diem!

OUTONO disse...

Felicidade

Uma palavra, que poetisa vários conceitos...variados momentos, raras vidas...

Felicidade, até é nome de mulher, por vezes sem felicidade...

Felicidade, tão enigmática como saudade.

Abraço amigo.

Lady disse...

Mais termo relativo... cuja a existência se proclama no passado, no presente e se controi num futuro próximo pois no longíquo ninguém adivinha... ;)

Jinhos

vida de vidro disse...

Como se a felicidade fosse algo inscrito em nós mas sempre inantigível porque sempre longínquo passado... Talvez, talvez!
Tens um mimo lá no Vemos, ouvimos e lemos. :)**

A Respigadeira disse...

"A felicidade não pode estar no futuro, porque vamos sempre buscá-la às recordações, trazemos a sua imagem na memória. A felicidade é algo que aconteceu uma vez."

Eu digo que a felicidade reside no presente e na capacidade de viver intensamente todos os momentos que compõem a Vida.

Beijinho

P disse...

Projectamos-nos no futuro com as imagens do passado. Quando perdermos a capacidade para recordar, não conseguiremos formular o amanhã? Talvez. Assusta.
abraço

Nilson Barcelli disse...

Peço desculpa ao autor, mas a felicidade é possível de ser vivida. Em vários graus, é certo.
Agora, por exemplo, sinto uma certa felicidade ao comentar o teu post...
Se me saísse o euromilhões ia ficar feliz durante muito tempo...
Mas talvez a fundamentação principal esteja antes ou depois deste excerto.
Abraço.

vieira calado disse...

A felicidade acontece às vezes.
É preciso agarrá-la com as duas mãos... e o coração.
Cumprimentos

BIA disse...

...Como a abelha voa de flor em flor... fui ao frasco do mel, mas estava fechado...

Abraço terno


BIA

maria disse...

Como diz Álvaro de Campos "(...)Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram (...)"
Belo texto!
Beijo

Carla disse...

Nunca tinha pesnado por este prisma, mas de facto a felicidade vem-nos de momentos passados...raramente de momentos presentes e nunca de instantes futuros!
beijos

Fernanda disse...

Tal como a Beleza,...a felicidade também é efémera.
Sentimo-la, mas sabemos que ela vai passar...
É por isso que a recordamos, sempre, tão intensamente e desejamos que ela permaneca para sempre...:)